Venda através de multicanais

28 jan, 2020Distribuição, Estratégias

Venda através de multicanais

28 jan, 2020 | Distribuição, Estratégias

Uma das mudanças mais significativas no varejo, nos últimos anos, tem sido a expansão das compras ‘multicanais’.  

No passado, uma compra geralmente acontecia do começo ao fim por um único canal, na rua principal ou talvez através das páginas de um catálogo de pedidos por correio.  

Mas a introdução do comércio eletrônico produziu uma diversificação de comportamento e o uso disseminado de vários canais no processo de compra. 

Por exemplo, os compradores podem pesquisar online antes de comprar na loja ou procurar um catálogo impresso antes de fazer pedidos em um site. 

Pesquisas mostram que os clientes que compram em vários canais tendem a gastar mais do que aqueles que usam apenas um único canal. No entanto, a acomodação apresenta novos desafios para o vendedor. 

As dicas a seguir foram projetadas para ajudar a estimular seu pensamento sobre como planejar e operar estratégias de multicanais bem-sucedidas.   

Lembre-se do cliente

O coração de uma estratégia multicanal é permitir que seus clientes interajam com você como quiserem. Sistemas, processos e treinamento de equipe para multicanais devem ser implementados com a ‘escolha do cliente’ como tema central. 

Os clientes multicanais são seus melhores clientes. Ter vários canais de vendas ajuda a atrair clientes com grande poder de compra. Verifique se o seu marketing lida com esses recursos e se seus clientes, quando passam pelos seus canais de venda, estão satisfeitos com os serviços prestados. 

Uma das principais maneiras de ajudar seus clientes online é garantir que seu site seja otimizado para dispositivos móveis. O comércio eletrônico é cada vez mais realizado em dispositivos móveis e se tornará ainda mais importante no futuro. 

Proporcione uma experiência perfeita

Organize-se para que todos estejam motivados a apoiar os clientes que compram através de seus canais de venda.  

Isso significa recompensar a lealdade de seus clientes em qualquer canal e com diversas ferramentas como cupons de desconto e vales-presente. Estruture seus negócios e incentive sua equipe de maneira a desencorajar ativamente a competitividade e o conflito entre departamentos. 

multicanais

Preço do canal em relação ao custo

Ofereça seus melhores preços nos canais de venda que tem custos mais baixos. Caso contrário, você terá um maior número de negócios em canais que têm custos mais altos, onde você tem menos margem de lucro, porque é mais barato que a concorrência. Ao mesmo tempo, você terá menos negócios nos canais de baixo custo, onde os produtos serão mais caros. 

Forneça uma gama de produtos consistentes

Disponibilize os produtos para os clientes no mesmo intervalo de tempo para as lojas online e nas lojas físicas. Os visitantes do seu site comprarão mais se o tempo de disponibilização de seus produtos seja igual tanto na loja física quanto nas lojas virtuais. Se o item que eles esperam não estiver disponível em algum dos canais, eles ficarão desapontados e não comprarão mais. 

Evite danificar sua reputação

O senso comum nos diz que os compradores, ao comprarem, se preocupam com uma única marca, seja ela comercializada online ou em lojas físicas. É necessário criar uma reputação única para sua marca em todos seus canais de venda. Embora isso seja óbvio, a implicação de que as pessoas esperam uma integração perfeita nem sempre é tão clara. Por exemplo, mesmo se eles compraram em sua loja este ano, no próximo ano eles podem preferir fazer pedidos online. 

Tenha a equipe certa

O marketing na Web requer um conjunto diferente de habilidades dos canais tradicionais. Portanto, não use simplesmente a mesma equipe ou, pior ainda, as mesmas práticas, de um canal para outro. Aproveite ao máximo as possibilidades que a web apresenta. Por exemplo, use sua página do Facebook, site e e-mail para anunciar imediatamente quando novos produtos forem disponibilizados ou quando antigos voltarem ao estoque. 

Suporte a consultas online

Determine como dar suporte adequado ao novo canal (por exemplo, responda e-mails em tempo hábil). Garanta que qualquer nova oferta online ofereça um serviço de qualidade. Diversas pesquisas demonstraram que uma grande quantidade de e-mails nunca é respondida. Se existe uma coisa certa é que a falta de um bom atendimento afastará clientese prejudicará a reputação da sua marca. 

Integre seu back-office adequadamente

A integração de sistemas pode ser terrivelmente cara, a menos que toda a sua operação seja baseada em um pacote que já fornece integração.  

Existem basicamente duas abordagens – criação de um novo canal para integração manual ou integração automática com ferramentas personalizadas. 

Ambas abordagem estão sujeitas a falhas. Se a demanda inicial for alta, a integração manual pode ser catastrófica, pois se alguém “esquecer” de orçar a integração subsequente, você pode perder dinheiro. 

No caso da segunda abordagem, uma integração automática pode demorar muito e às vezes exige altos investimentos. Portanto, é preciso pesar as duas soluções antes de finalizar todo o processo de integração. 

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