Principais canais de vendas para materiais para construção

23 jun, 2020Distribuição

Principais canais de vendas para materiais para construção

23 jun, 2020 | Distribuição

A expansão de canais de vendas é fundamental para qualquer empresa. Para o segmento de materiais para construção, essa diversificação também é muito importante, pois possibilita que os consumidores do setor adquiram produtos de diversas formas.

A seguir apresentamos os principais canais de vendas que são utilizados pela maioria das empresas de materiais para construção para distribuir seus produtos.

Varejo

A venda de produtos através de varejistas é a forma mais tradicional do segmento de materiais para construção. Com esse canal é possível utilizar o marketing e a publicidade do varejista para divulgar seu produto. Dependendo do produto, as melhores opções para esse tipo de canal de distribuição podem ser lojas especializadas ou lojas de departamento.

Atacado

Se você fabrica seus próprios produtos, os atacadistas podem ser a escolha ideal para ampliar sua base de produtos. As vantagens desse canal de distribuição são muitas, mas a principal delas é a de que os atacadistas compram a granel, o que aumenta seus resultados financeiros e reduz sua necessidade de armazenamento. Além disso, os atacadistas geralmente possuem redes de transporte, o que alivia custos com logística.

Representantes de vendas

Contratar representantes de vendas para comercializar seus produtos também é uma boa opção. Nesse caso você evita os custos associados à abertura de escritórios adicionais em áreas específicas.

Marketing direto

Possibilita a divulgação de seus produtos para um público local, regional, nacional ou mesmo global. Panfletos, folhetos e cartões são ferramentas comuns para abrir canais de venda direta, assim como um catálogo de produtos, que pode ser impresso ou eletrônico. 

Telemarketing

A abertura de um canal de distribuição via telemarketing pode fornecer acesso a consumidores em todo o país, sem a despesa de abertura de lojas.

Internet

O comércio eletrônico vem crescendo bastante. Existem várias formas de vender produtos online. Para conhecer mais detalhes sobre esse canal acesse esse link.

Exportação

Os mercados internacionais podem oferecer margens de lucro mais altas e grande crescimento. No entanto, muitas vezes existem barreiras culturais significativas e aborrecimentos burocráticos.

Não é possível definir qual canal de venda é o melhor de todos. A escolha ideal do canal de venda para sua empresa depende do seu mercado, do seu produto e do que seus concorrentes estão fazendo.

O ideal é começar pequeno e conhecer bem um canal antes de escolher outro. Após cada escolha, o ideal é automatizar a utilização do canal e administrá-lo da melhor forma possível.

Caso você tenha interesse em tratar de algum canal de venda específico, deixe seu comentário logo abaixo. Se quiser mais informações sobre canais de vendas para o segmento de materiais para construção acesse nosso blog.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest