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Como manter o parceiro de canal em mente

29 nov, 2019Parcerias, Suporte

Como manter o parceiro de canal em mente

29 nov, 2019 | Parcerias, Suporte

É essencial manter um bom relacionamento com seu parceiro de canais de venda, porque isso é o que determina quanta ênfase ele coloca em suas ofertas.

Você é o primeiro nome que eles mencionam aos clientes interessados? Ou você é apenas mais uma marca em um catálogo cheio delas?

Com as ferramentas adequadas de comunicação e suporte, você pode fazer muito para aumentar, e manter, a mente compartilhada em toda a sua rede de parceiros.

Primeiramente, um lembrete importante: É tudo sobre eles!

Isso pode parecer óbvio, mas é fácil ignorar. Todo parceiro ainda está fundamentalmente focado em seus próprios resultados. Dessa forma, eles promoverão os produtos\serviços que consideram os mais benéficos para seus próprios negócios e seus próprios planos futuros de crescimento.

Os parceiros de canal nunca devem ser tomados como garantidos. Quanto mais atenção eles receberem, e quanto mais você ajudar os negócios deles, maior será a probabilidade deles se tornarem parceiros realmente confiáveis e vitais em seus negócios. Por outro lado, é provável que um parceiro negligenciado enfatize sua marca.

Por isso, um forte foco no parceiro é o que geralmente faz a diferença entre parcerias de longo prazo e aquelas que fracassam rapidamente.

1. Lembre-os de como você pode ajudá-los a ter sucesso

A pesquisa mostrou que a solicitação número um que os parceiros de canal têm dos fornecedores que representam são leads qualificados.  Afinal, as mudanças no comportamento de compra estão dificultando o controle das informações pelos parceiros no nível local.

Como resultado, se você se concentrar em uma estratégia de geração de leads que premie seus clientes mais ativos e engajados, entregando a eles leads qualificados, eles o amarão por isso. É uma maneira infalível de chamar a atenção deles e mantê-los fiéis à sua marca.

Do ponto de vista dos vendedores com uma dúzia de produtos diferentes, eles poderiam estar lançando, e portanto é fácil tratar esses produtos como intercambiáveis.

Quanto mais você faz para lembrá-los dos benefícios reais de trabalhar com você, maior a probabilidade de eles se lembrarem da sua marca quando estão falando com seus clientes.

2. Mantenha seu parceiro informado

Quaisquer que sejam seus planos futuros, desde expansões a apresentações de produtos, seus parceiros de canal devem estar entre os primeiros a saber.

Isso os ajuda a integrar suas próximas iniciativas em seus próprios planos de negócios, além de simplesmente fazer com que se sintam uma parte valiosa do seu ecossistema de vendas maior. 

Ademais, a comunicação regular, apoiada por fontes de comunicação centralizadas, ajudará muito a manter o compartilhamento da mente e a boa vontade.

3. Consulte seu parceiro de venda sobre seus planos

Consulte seus parceiros para saber qual é a perspectiva deles para os próximos 5 anos, você poderá mostrar como sua marca pode apoiá-los nesses esforços.

Isso mostra interesse no bem-estar deles, além de demonstrar que você está envolvido a longo prazo e busca garantir o sucesso de seus parceiros de canal também.

4. Facilite o treinamento

O treinamento é uma grande dor para os parceiros em todos os níveis do ecossistema. É difícil e entediante de implementar e requer investimentos significativos em software para ser rastreado corretamente.

Eles podem entender a necessidade disso, mas quanto mais difícil for treinar seu pessoal, menos entusiasmados eles ficarão com seus produtos e serviços.

Tirar esse fardo dos ombros de seus parceiros resultará em melhor treinamento e maior compartilhamento de pensamentos que o acompanha.

5. Continue adicionando incentivos

Finalmente, o fator mais importante na maioria dos relacionamentos com parceiros que vemos é simplesmente a facilidade de trabalhar.  Mais incentivos e mais recompensas. Mais ferramentas de treinamento. E mais benefícios em trabalhar com você.

Se seu gerente de canal puder continuar inovando nessa área, garantindo que você seja um dos melhores parceiros para trabalhar, você quase certamente verá uma grande lealdade e parcerias de longo prazo em todo o seu ecossistema.

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