Escolha uma Página

Benefícios dos marketplaces para vendedores

3 dez, 2019Estratégias, Gestão, Metodologias, Parcerias

Benefícios dos marketplaces para vendedores

3 dez, 2019 | Estratégias, Gestão, Metodologias, Parcerias

Para atrair empresas que queiram comercializar produtos no seu marketplace, o gestor deste canal de venda precisa oferecer vantagens aos seus futuros vendedores – e, normalmente, essas vantagens devem ser de natureza econômica. Veja, a seguir, alguns benefícios que podem ser oferecidos aos vendedores de marketplaces, para aumentar sua fidelidade.

1. Receita incremental  

A maioria dos marketplaces oferece aumento de receita aos vendedores. Um fornecedor de materiais para construção pode até pagar uma taxa para comercializar seus produtos através do seu marketplace. No entanto, se ele não conseguir comercializar seus produtos, renunciará a essa receita.  

2. Maior utilização  

Atualmente, os principais marketplaces oferecem como benefícios aos seus vendedores, um aumento da utilização do marketplace. A utilização é o tempo que uma empresa gasta efetivamente obtendo receita versus o tempo total em que incorre em despesas.  

Os restaurantes, por exemplo, têm períodos sazonais que não têm muitos clientes. No entanto, eles ainda precisam pagar por custos marginais, como pessoal e custos fixos – como equipamentos de cozinha. Os marketplaces podem oferecer receita incremental para que um restaurante possa ganhar dinheiro mesmo quanto está em períodos sazonais de vendas.  

De maneira semelhante, os motoristas de táxi normalmente passavam 30% do tempo procurando tarifas. Com o Uber, esse número é inferior a 5%. Portanto, um motorista do Uber pode levar mais passageiros, ganhando mais dinheiro pelo tempo que dirige.

3. Facilidade de uso

Muitos marketplaces oferecem benefícios de conveniência. Por exemplo, um gestor de home center provavelmente não tem tempo ou sabe como fazer SEO ou comprar no Google Ads. Mas pode facilmente responder aos seus leads se seu marketplace oferecer uma ferramenta onde ele possa responder aos seus clientes, como faz o Mercado Livre, um dos maiores e mais lucrativos marketplaces que existem atualmente.

Com essas formas de gerar receita para futuros vendedores que queiram se integrar ao seu marketplace, é bem possível que seu negócio tenha sucesso. Portanto, vale a pena pensar sobre essas dicas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest