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7 etapas para melhorar sua rede de distribuição

28 out, 2019Distribuição, Gestão

7 etapas para melhorar sua rede de distribuição

28 out, 2019 | Distribuição, Gestão

Uma rede de distribuição bem definida é muito importante para levar sua empresa a novos patamares.

Uma forte rede de distribuição funciona quase como uma automação, na qual você fabrica o produto e, se a distribuição é forte, o produto chega aos clientes finais rapidamente.

Configurar uma rede de distribuição envolve conhecer revendedores e distribuidores e assinar um acordo com eles.

Mas como você projeta uma rede de distribuição de alto desempenho?

1) Acompanhe os revendedores de canais

Ao acompanhar seu canal de distribuição e seus revendedores, você pode ver claramente quais áreas precisam ser aprimoradas, quais áreas ainda podem se expandir e quais áreas podem ser abandonadas.

Você sabe onde precisa de mais revendedores de canais. Caso você precise abandonar uma área, prepare-se para abrir uma nova área para aprimorar ainda mais sua rede de distribuição existente.

2) Gerenciamento e rastreamento de estoque

O inventário meticuloso de seu estoque em diferentes pontos de venda e os dados de vendas subsequentes informarão quais são suas médias. Com essa média em mãos, você verá quais áreas estão vendendo melhor seus produtos e quais não estão apresentando desempenho igual.

Mais uma coisa que poderá ajudar é ter registros de seus históricos de marketing em todas as regiões onde você possui redes de distribuição.

Através dos históricos, você descobrirá se todas as áreas passaram pelos mesmos programas de marketing e se você tenta usar mais programas ou deixa como está?

Se você tentar usar mais programas, descubra quais programas você ainda não usou. Tente algo novo.

3) Foco nos mercados locais

Nos casos em que a venda é ótima e não há muito marketing, lembre-se de nunca descansar com os resultados obtidos.

Continue saturando seus mercados-alvo com pesquisas promocionais. Só porque você está vendendo bem, não significa que todo mundo está comprando.

Pode ser uma questão de densidade populacional local. Isso significa que você tem mais pessoas para vender. Você tem um mercado inexplorado e o deixou.

4) Foco na segmentação (exemplo geográfico)

Quando as vendas estiverem abaixo da média, verifique o histórico de marketing novamente. O que foi feito aqui? O que não foi feito aqui?

Se seus esforços de marketing são realizados igualmente em toda a rede de distribuição, talvez as baixas vendas sejam resultado de densidades populacionais mais baixas.

Se você iniciar programas de marketing conforme a necessidade, verifique os históricos de marketing de outras redes de distribuição. Pode ser que algo tenha sido feito lá, que não tenha sido feito aqui.

5) Expansão de marketing ou expansão do produto

Se, após vários anos, seu canal de distribuição permanecer estagnado, você poderá ter atingido os limites desse mercado para esse produto em particular.

Existem outros produtos no mercado. A única maneira de o mercado mudar nessa situação é se a densidade populacional aumentar.

Mesmo quando se identifica que o mercado perdeu força, isso não significa que você deve abandoná-lo. Você saturou o mercado, afinal.

Esta é sua história de sucesso, um exemplo brilhante para todas as outras redes de distribuição a seguir. Lembre-se de não descansar sobre o sucesso. Os concorrentes estão SEMPRE trabalhando ativamente para afastar seus clientes.

6) Troque os membros do canal quando necessário

Acompanhe a atuação dos líderes de suas redes de distribuição em todas as áreas. Cada um deles terá seus métodos favoritos para usar. Se seus métodos estiverem falhando, seria desnecessário forçá-los a usar outros métodos de marketing. Simplesmente mude os líderes lateralmente para diferentes regiões onde sua especialização é mais necessária. Infelizmente para a classificação, eles terão que lidar com isso.

7) Acompanhe as mudanças do mercado 

Um cliente frequentemente compra produtos para testar. Mas na maioria das vezes acaba comprando, mesmo, um produto que gosta e com o qual já está acostumado.

É aqui que as pesquisas são necessárias. Só porque gostamos da sua manteiga de amendoim não significa que gostamos de todos os seus pontos de venda.

Alguns terão gosto por manteiga de amendoim mais salgada e que pode ser espalhada, outros terão gosto de manteiga de amendoim mais doce e ainda mais macia.

Lembre-se de que seu mercado é impulsionado por fatores externos. Se você pode se aproximar cada vez mais de seu cliente, está na metade do caminho para construir uma rede de distribuição bem-sucedida.

A outra metade está produzindo um produto que atenderá ao capricho do cliente e garantir que o produto não se desfaça após alguns meses de uso.

Tenha uma mentalidade analítica, porque seus concorrentes também estão sempre fazendo alguma coisa.

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